Tipos de Papéis

PAPEL CARTÃO

São papéis revestidos que tem como características a resistência. Possuem semibrilho e são muito utilizados para embalagens, postais, displays, capas de livros, etc. Geralmente os impressos nestes papéis são feitos com acabamento especial (plastificação ou verniz U.V.) para dar maior brilho e aumentar a sua durabilidade.

Tipos mais utilizados na Abei:
Duplex 250 g
Supremo 250 g
Triplex 300 g

PAPEL COUCHÊ

Suas características básicas são o brilho e a lisura de suas folhas. Outra característica marcante é a sua microporosidade, ou seja, quando a tinta é depositada permanece na superfície do papel, garantindo assim cores mais vivas no impresso. Esse papel é muito utilizado pelo mercado para fazer folhetos, volantes, malas-diretas, cartazes, revistas, enfim, uma variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem qualidade e brilho.

Gramaturas mais utilizadas na Abei:
Couchê Brilhante e Couchê Fosco:
90 g
100 g
120 g
150 g
180 g
250 g

Fique de olho: quanto maior a gramatura do papel, mais encorpado ele é.

PAPEL OFF-SET

Assemelha-se ao papel sulfite, porém suas características técnicas são diferentes. Por ser macroporoso, esse papel absorve muito mais tintas, dando ao impresso um aspecto "lavado", sem vida. Sua vantagem é que podemos escrever e fazer anotações nesse papel. Seu preço é também uma vantagem, já que custa menos que os couchês. É um papel bastante versátil, utilizado em folhetos, volantes, pastas, cartazes e principalmente em papelaria interna (envelopes, papel carta, bloco, etc.).

Gramaturas mais utilizadas na Abei:
90 g
120 g
150 g
180 g
240 g

PAPEL PARA IMPRESSÃO ROTATIVA

Na impressão rotativa são utilizados papéis de baixas gramaturas para se obter um preço melhor, já que o sistema de rotativa atende o mercado de grande tiragens. São utilizados para fazer tablóides, revistas e folhetos.

Tipos mais utilizados na Abei:
LWC 60 g
Couchê 65 g
Off-set 75/90 g
Couchê 95/100g

Papeis Revestidos

Papel Couche Brilho L2: papel revestido com calandra em ambas as faces, conferindo excelente alvura, maior rigidez e brilho. Indicado para impressos que exigem alta qualidade de cores e nitidez, como catálogos, encartes, revistas e folhetos.

Papel Couche Fosco (Mate): papel com revestimento fosco de calandra em ambas as faces, proporcionando leitura confortável e alta reprodução de cores, recomendado para imprimir revistas e catálogos de arte.

Papel Couche L1: papel revestido de calandra em apenas uma face. Indicado para rótulos e capas de livros com capa dura.

Papel Film Coating: papel revestido e calandrado na própria maquina de papel, não passando por um segundo revestimento como os Couche descritos acima. É um papel de qualidade intermediaria entre o papel offset e o couche e o preço é mais acessível que os couche. Indicado para livros e revistas com maior quantidade de textos do que imagens.

Papeis Não Revestidos

Papel Alta Print / Top Print: papel com alta lisura, brancura e opacidade, é consideravelmente menos poroso que o papel offset, proporcionando melhor reprodução de imagens e cores. Indicado para livros e revistas com maior quantidade de textos do que imagens.

Papel Offset: papel branco, opaco e poroso. Indicado para cartas, envelopes, cartazes e blocos.

Papel Pólen Bold, Pint, Soft e Rustic: papel offset de tonalidade diferenciada (amarelada), refletindo menos luz, facilitando a leitura. Recomendado para livros com predominância de textos.

Papel Monolúcido: papel com uma face bastante brilhante e a outra opaca (tipo offset). Indicado para rótulos de remédio.

Papel Cartão

Papel Cartão Triplex: cartão com revestimento nas duas faces (branco dos dois lados) e uma face com aplicação de calandra. Indicado para displays, capas de revistas, blocos, pastas e embalagens em geral.

Papel Cartão Duplex: cartão com revestimento em uma face (branco de um lado só). A face branca é revestida com camadas de couche. Recomendado para trabalhos que serão empastados, como displays com suporte americano e cartazes empastados entre si e também embalagens em geral.

Papel Cartão Duo Design: cartão com revestimento nas duas faces (branco dos dois lados) e com aplicação de calandra também nas duas faces. Indicado para peças promocionais.

O papel é o substrato que utilizamos para fazer sua criação virar realidade e nele fazemos diversos tipos de acabamentos: corte&vinco, dobras, grampos, vernizes (UV, base d'água e Offset), laminações (Brilho e Fosca), plastificações (Brilho e Fosca), acabamentos manuais, wire-o, espiral e etc., isto é, tudo que sua imaginação puder criar.